Certamente conhece alguém que passou por uma experiência ruim ao colocar um brinco ou piercing. Pode ter evoluído com uma infecção ou apenas o furo fechou precocemente. Realizar o procedimento com um profissional bem capacitado é essencial para evitar experiências desagradáveis. Além disso, alguns cuidados básicos são fundamentais, confira:
1. Lavar as mãos antes de tocar nos novos brincos/piercings.
2. Nos primeiros dias: higiene intensa, pelo menos 2 vezes ao dia. No banho, ensaboe bem, até realizar uma espuma. Enxague abundante. Em outro momento do dia, higienize o furo e a região adjacente com um cotonete com álcool. Aplique uma pomada hidratante conforme a orientação do profissional que realizou o procedimento.
3. Utilize a joia adequada. Brincos pequenos de ouro puro são os mais indicados para um novo furo, já que o metal é bacteriostático, ou seja, ajuda a prevenir infecções. Joias de ouro branco ou de outra cor contém outros metais, como níquel, e não são recomendadas.
4. Manter a joia utilizada por cerca de 6 semanas, inclusive de noite. Remover cedo pode fechar o buraco realizado.
5. Girar/mobilizar a joia dentro do furo algumas vezes por dia.
6. Não deite sobre o piercing/brinco nos primeiros 10-14 dias. Além de sentir dor ou desconforto, a região fica abafada a noite toda, aumentando o risco de infecção, irritação da pele ou até o surgimento de feridas.
7. Evite o contato com produtos capilares. Seja durante o cuidado com os cabelos ou pelo contato com os fios em si, produtos capilares podem irritar a pele que se recupera do novo furo do brinco ou piercing.
Vigilância de complicações
Avalie diariamente suas orelhas. Caso evolua com inchaço, vermelhidão, dor local, saída de secreção e/ou calor local, provavelmente está evoluindo com um quadro de infecção. Entre em contato para iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Prefira o contato pelo nosso WhatsApp para maior rapidez no agendamento.