Um procedimento cirúrgico pode ser angustiante para uma família. É completamente normal ter anseio e medo do que virá, do desconhecido.
Confira algumas dicas para tornar esse processo mais ameno e até divertido para as crianças:
- Converse bastante com o seu médico, tire todas as suas dúvidas! É essencial ter total conhecimento do que virá, principalmente a parte mais operacional, como quando é a internação, o que levar, etc...
- Uma vez bem informado, é o momento de sentar com a criança e explicar todos os passos do procedimento, o motivo de estar realizando, perguntar os seus medos e aflições. Essa parte é muito importante! As crianças espelham os adultos, mostrar confiança e acolhimento é o ponto chave para ficarem tranquilos!
- Fazer a criança conhecer o ambiente e a rotina cirúrgica é muito benéfico!! Realize um tour pelo hospital que vai operar, mostre vídeos de dentro de um hospital e até baixe aplicativos que explicam a anestesia (“Ane no mundo da anestesia”). Brincar de médico com o seu bichinho de pelúcia ou boneca favorita, simulando uma cirurgia, fazendo um curativo, agrega muito! Eles vão adorar!
- Se acreditar, uma conexão espiritual ou religiosa é muito agregadora! Nos dá mais segurança pela etapa que está por vir.
- Após o procedimento, seja firme, dê apoio às crianças. Pergunte ao médico todas as suas dúvidas de cuidados e peça dicas de como fazer as coisas comuns, como tomar banho e posição para dormir.
A tranquilidade de um procedimento cirúrgico vem com a maior informação do mesmo. Isso vale para a criança e para o adulto. Vale lembrar de sempre buscar fontes de informações seguras! Cuidado com tudo que lê na internet. Gosto sempre de ter longas conversas, mais de uma vez, com os meus pacientes. Meu objetivo é que estejam tranquilos, que a experiência cirúrgico seja surpreendentemente amena e fiquem satisfeitos!