O programa Botched é um reality americano que estreou em 2014 no canal E!. Nele, dois cirurgiões plásticos apresentam a consulta, planejamento cirúrgico, procedimento e pós-operatório de pacientes com deformidades graves no corpo, frequentemente secundárias a procedimentos mal realizados.
Já pensaram se houvesse um programa desses no Brasil??
O nosso país lidera o ranking de cirurgias plástica anuais, com quase 1,5 milhões de procedimentos anuais. Essa grande procura torna tais procedimentos atrativos para profissionais que não são da área ou nem são da área da saúde. Além disso, fomenta uma maior produção de marketing, com a necessidade de criar “novidades”, promoções e produtos modernos periodicamente.
O paciente se sente perdido em meio a tantas informações, acabam aceitando procedimentos que geram resultados inadequados. É nesse ponto que entra o programa “Botched Brasil”.
Os pacientes que procurariam o programa poderiam ter feito procedimentos conhecidos, mas de forma inadequada, ou procedimentos contra-indicados:
1. Resultados ruins de procedimentos comuns, bem estabelecidos
• Procedimentos realizados com profissionais não peritos (não especialistas) na área. Ex: otoplastia, rinoplastia, mentoplastia.
• Procedimentos realizados em consultório, sem a devida estrutura para serem realizados. Ex: lipoaspiração e colocação de prótese de mama.
2. Resultados ruins de procedimentos contra-indicados pelas sociedades médicas e ANVISA
• Preenchimento com materiais não recomendados: PMMA, silicone industrial, hidrogel.
• Uso de materiais não liberados pela ANVISA: toxina botulínica, preenchedores e próteses de marcas desconhecidas e não liberadas pela ANVISA.
Infelizmente, teria muita procura. Tenho visto um volume muito grande de pacientes insatisfeitos...
Não seja um paciente para o BOTCHED
Em meio a tanta informação e propaganda, o paciente fica perdido. Não sabe em quem confiar, qual procedimento fazer.
A solução para este problema é procurar informação. Procure sites da clínica ou do profissional que está conversando. Busque ou pergunte qual é a sua formação, confirme que seja realmente médico, veja onde se formou e qual especialização fez.
Além disso, priorize procedimentos em hospitais ou clínicas de boa estrutura, utilizando materiais e produtos de boa qualidade, certificados pela ANVISA e já bem estabelecidos no mercado.
Esse é o primeiro e mais importante passo. Estar sendo tratada por uma estrutura e um profissional adequado!
Eu sempre realizo os procedimentos cirúrgicos em hospitais. No consultório, apenas pequenos procedimentos, como retirada de pintas e modelagem de orelhas, e cosmiatria (Botox, preenchimento). Minha formação está no site e nas mídias sociais. Priorizo sempre se transparente e esclarecer ao máximo o paciente. O objetivo é que conheça todas as partes do seu processo de tratamento, se sinta seguro (a) do que terá de resultado, não irá precisar procurar o programa “Botched Brasil”.