Houve um aumento expressivo da procura por animais de estimação nos últimos anos. Só na pandemia da COVID-19, houve um aumento de 30%!!!
As crianças já apresentam uma demanda própria por animais domésticos. Existem muitos benefícios dessa interação. Já se é sabido que a amizade entre um cachorrinho e uma criança estimula o cérebro, auxilia na socialização e desenvolvimento emocional e até ajuda a controlar o estresse. O crescimento é mais saudável!
Contudo, esses benefícios só são alcançados se houver segurança. Os acidentes com animais são muito frequentes. Há estatística de 1 acidente a cada 50 crianças! Felizmente, apenas 1,5% precisam de um atendimento de urgência em pronto socorro, com eventual procedimento cirúrgico.
Um estudo italiano de 2020 foi realizado com os dados de mordedura canina de um hospital infantil. 127 pacientes vítimas de mordidas de cachorros foram avaliados. A maioria das crianças tinham entre 5 e 10 anos de idade. O mais importante, 78% foram atacados por cachorros que já conheciam e brincavam rotineiramente.
A estatística impressiona! Assim, é muito importante investir na prevenção. Confira os principais cuidados que se deve ter durante a interação de crianças com cachorros e outros animais:
A chance de algum acidente diminui muito se todas as medidas forem devidamente tomadas. Contudo, infelizmente, ainda assim podem ocorrer. Caso ocorra, afaste a criança do animal, lave a ferida com água corrente, cubra com um pano limpo ou curativo e leve imediatamente para atendimento médico. É muito importante ter a avaliação de um especialista. O Cirurgião Plástico Infantil possui a experiência no cuidado às crianças, possibilitando um tratamento mais leve, afastando traumas e oferecendo um melhor resultado estético e funcional para o ferimento.
Oferecemos atendimento em caráter de urgência, assim como o tratamento de eventuais cicatrizes. Nossa equipe esta à disposição para esclarecer dúvidas.
O nosso objetivo é sempre um crescimento saudável com o Pet, que ele seja um grande amigo das crianças!