O Cirurgião Plástico tem o objetivo de promover a reabilitação e melhora na qualidade de vida. Esses conceitos são a base para todos os procedimentos, sejam estéticos ou reparadores.
O Cirurgião Plástico Pediátrico segue a mesma filosofia, busca corrigir deformidades, reparar feridas e ressecar lesões para reabilitar a criança e permitir um desenvolvimento/crescimento normal. Contudo, a cirurgia em crianças não é a mesma dos adultos. As crianças têm necessidades, demandas diferentes dos adultos! Então, o que esperar de um cirurgião plástico infantil?
Espere um médico atencioso, que traga as informações de forma clara e precisa. As instruções, riscos do procedimento e previsão dos resultados devem ser dadas aos pais, em um primeiro momento. Em seguida, o Plástico pediátrico deve sentir as necessidades da criança, deve conversar com ela de igual para igual para criar um vínculo com a sua futura paciente.
Os pequenos são o grande objetivo do plástico infantil, buscar sua confiança é a base para um relacionamento bom, uma boa cooperação no pós-operatório e, consequentemente, bons resultados a longo prazo.
Em todas as consultas, sempre há um momento em que devemos colocar de lado a parte técnica e deixar em primeiro plano a parte humana. Sempre me aproximo dos meus pacientes e familiares, quero mostrar os meus valores e passar confiança de que vamos buscar o melhor resultado para aquela criança. É isso o que espero da minha profissão!