As mães acabam passando por grandes mudanças, tanto em sua rotina quanto físicas, em seu corpo.
A gestação gera grandes variações hormonais para adaptar o corpo para o bebê que está vindo. Ocorre um estímulo de acúmulo de gordura em certas áreas. A gordura localizada é um “estoque de alimento” para o bebê, uma reserva para que o leite não pare de ser produzido, mesmo se a mãe não tiver acesso a comida. Era uma vantagem evolutiva para os primatas, mas atualmente é vista como uma gordurinha teimosa a ser liquidada. As mamães frequentemente procuram a lipoaspiração das coxas (culotes), da região lombar e das laterais do abdômen, as principais áreas de acúmulo de gordura localizada.
Uma outra resposta do corpo é o aumento das mamas. Os hormônios da gestação estimulam o aumento da glândula para a produção de leite. A mulher costuma gostar desse aumento nos seios. Contudo, após o término do aleitamento, a glândula diminui, acarretando em diminuição do volume e a chamada ptose, isto é, queda da mama. A correção é realizada pela mastopexia, para levantar a mama, com ou sem a inclusão de prótese de silicone para aumentar o volume.
O crescimento do bebê e do útero aumentam o volume de dentro da barriga da mamãe. A partir da 20ª semana a barriga começa a se tornar mais perceptível. O aumento é progressivo, se tornando mais marcante a partir da 29ª - 30ª semana de gestação. O aumento do volume distende a musculatura do abdômen, principalmente o reto abdominal. Após a saída do bebê, o músculo tende a retornar, mas apenas de forma parcial. Ainda permanece um afastamento, a tão comentada diástase do reto abdominal. A mulher acaba notando, se incomoda com a flacidez abdominal, talvez o procedimento mais procurado após a gestação.
Esses são as 3 principais mudanças no corpo da mulher após a gestação. A correção é realizada cirurgicamente, podendo combinar procedimentos se desejado. Cada mulher tem uma demanda em seu corpo, ou seja, cada procedimento é único, individualizado. O cirurgião plástico e a paciente decidem juntos qual será o caminho ideal!