A lipoaspiração está entre os 3 procedimentos mais procurados em cirurgia plástica. Na maioria das vezes não é o procedimento principal. Costuma muito ser associada à abdominoplastia ou à mamoplastia (de aumento ou mastopexia).
Quando pode ser associada? E quando não deve ser realizada? Nesse artigo vamos a fundo nas indicações e contra-indicações da lipoaspiração.
Conceitos Básicos
A lipoaspiração nada mais é do que a retirada de gordura de uma região por meio de cânulas de sucção. Após a saída da gordura, a pele responde com certa retração, acomodando melhor. Uma vez entendido os principais conceitos da Lipo, fica fácil compreender as melhores indicações:
⁃ Lipoaspiração para retirar gordura localizada.
⁃ Lipoaspiração para definir contorno do corpo ou da face.
⁃ Lipoaspiração para coleta de gordura e preenchimento de face ou glúteos.
Seja qual for o procedimento, seu benefício somente é alcançado quando ele for bem indicado, isto é, quando o paciente realmente precisa dele. Na lipoaspiração, essa constatação é a regra. Digo isso pois vejo que muitas pacientes insatisfeitas com uma lipo não tinham a indicação do procedimento, entram em um dos dois cenários a seguir:
1. Flacidez de pele
Acabamos de comentar que a lipo gera uma retração na pele, mas de forma mais leve. O objetivo da lipo não pode ser corrigir a flacidez de um local. Pelo contrário! Se uma região do corpo está flácida, seguramente há uma sobra de pele. Existe mais pele para cobrir um menor conteúdo. Nessa situação, se for realizada a lipoaspiração, a flacidez vai piorar! Haverá um conteúdo ainda menor para uma pele em excesso...maior redundância de pele, pior resultado...
Para a flacidez, ofereço 2 opções:
- Outros procedimentos: mastopexia, abdominoplastia, cruroplastia, entre outros.
- Lipolaser: o uso da tecnologia com laser gera uma maior retração na pele da paciente. Uma ferramenta excelente para ser usada quando há uma certa flacidez, mas que não justifique uma abdominoplastia, por exemplo.
2. Emagrecer
A lipoaspiração tem o objetivo a retirada de gordura. Contudo, visamos a gordura localizada, para melhor definição de contorno, e não o emagrecimento como um todo. A lipo não deve ser indicada para a perda de peso, uma vez que há um limite do que podemos retirar. O Conselho Federal de Medicina emitiu uma resolução que limita a retirada de 7% do peso do paciente e em até 40% da extensão do corpo. Essa seria uma regra de segurança para evitar complicações, como hipotensão, anemia, infecção, entre outras.
Assim sendo, uma mulher de 80kg poderia retirar apenas 5,5litros de gordura. Ela ficaria com um peso em torno de 75kg, o que não a tornaria mais magra, não definiria o contorno, não a deixaria feliz e satisfeita com o procedimento.
A lipoaspiração ideal para você
Agora que entendemos quando devemos e quando não devemos fazer uma lipo, podemos explorar um pouco mais quais regiões podem ser tratadas:
Abdomen: uma das mais procuradas, inclusive para a maior definição da musculatura (Lipo HD ou Lipo LAD). O uso de laser é muito benéfico para essa região.
Mamas: para a retirada daquela gordurinha acima da mama ou mesmo da parte embaixo do braço. A enxertia de gordura para melhor contorno da mama pode ser realizada no mesmo procedimento
Braços: redução de gordura e tratamento de flacidez com laser
Pernas: tratamento de culotes e parte interna das coxas. O uso de laser é bem interessante nessa região.
Glúteos: o aumento dos glúteos pode ser realizado com a enxertia de gordura. Além disso, a retirada de gordura acima e na periferia do bumbum auxilia no contorno, deixando mais definido.
Mento: o tratamento da papada, com ou sem o uso de laser
Como decidimos
Durante a consulta pré-operatória, os pacientes mostram quais áreas incomodam mais, aonde buscam tratamento. Após examinar, decidimos juntos aonde iremos lipar e se vamos associar o uso do laser. Converso bastante com os pacientes para alinhar as expectativas com o que podemos fazer. Esse é o segredo para o sucesso de qualquer lipoaspiração!!