Tudo começou com uma cirurgia ou um acidente. Não houve complicações, o período pós-procedimento foi tranquilo. Contudo, a cicatriz começou a coçar. Quando olhou, observou que estava vermelha e mais elevada. Será que isso é normal? Tenho um queloide? Sai sozinho?
Esta situação é muito comum! Apesar disso, diversos erros conceituais ocorrem, inclusive dito por médicos. O objetivo desse artigo é desmistificar o tema e fornecer aos pacientes informação sobre o que está acontecendo e o que pode ser feito.
O queloide nada mais é que um erro de cicatrização. O corpo acaba aumentando o seu esforço para cicatrizar, depositando muito colágeno de forma diferente e criando uma cicatriz anormal. Outra doença de cicatrização é a cicatrização hipertrófica, pouco conhecida e muito confundida com queloide.
Ambas são erros de cicatrização, mas a distinção é útil para predizer a evolução natural e com tratamentos:
• A cicatriz hipertrófica ocorre mais em cicatrizes de maior tensão e em áreas de muita mobilidade, como em abdominoplastias, cruroplastias ou cirurgias ortopédicas.
• Os queloides tem uma história pessoal importante, o paciente geralmente tem mais de uma cicatriz alterada. Os locais mais frequentes são as orelhas, os ombros e no tórax, mas podem ocorrer em qualquer lugar.
• Ao examinar, o queloide cresce mais, ultrapassando as margens da cicatriz. Ambos ficam vermelhos e elevados no início da cicatrização.
• Os queloides não somem sozinhos e tem alta taxa de recorrência sem os cuidados adequados.
• As cicatrizes hipertróficas podem desaparecer com massagem e uso de placas de silicone.
Independente de qual seja a doença de cicatrização, o tratamento deve ser iniciado rapidamente! O tratamento é muito individualizado, mas de imediato já oriento massagem e o uso de placas de silicone. Avalio a necessidade de infiltração com corticoide, ressecção cirúrgica e betaterapia associada.
Cada caso é individual e exige uma abordagem diferente! Inicie a massagem com hidratante e agende a sua avaliação para um tratamento adequado ao seu caso!